quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Porque eu amo a Igreja: Em Louvor do propósito eterno de Deus

Quando George Barna e eu publicamos Cristianismo Pagão, alguns dos primeiros críticos do livro (a maioria dos quais nunca tinha lido) nos acusou de não amar a igreja, mas odiá-la.

Ironicamente, abordamos muito este ponto durante todo o livro, dizendo que estávamos escrevendo o livro precisamente * porque * amamos a igreja e não querer mais vê-la impedida (na melhor das hipóteses) ou sabotada (na pior) por um homem que inventa sistemas que muitas vezes sufocam a sua personalidade e rouba sua liberdade.
Alguém me perguntou: "Por que você é tão crítico da igreja? Deus ama a Igreja. Irrita-me que você é tão crítico sobre isso.

Esta pergunta é um bom exemplo do problema que estamos tentando expor neste livro. Ou seja, muitos cristãos estão confusos sobre o que a Bíblia quer dizer quando usa a palavra "igreja". A palavra "igreja" se refere ao povo de Deus. Mais especificamente, refere-se à comunidade reunida daqueles que seguem Jesus. Não se refere a um sistema, uma denominação, um edifício, uma instituição, ou um serviço.

Escrevemos este livro porque amamos muito a igreja. E queremos ver a sua função de uma maneira que glorifica a Deus. . . Em suma, é por causa de nosso amor para a Igreja e nosso desejo de ver o povo de Deus libertado que escrevemos este livro. E é nossa esperança de que Deus vai usá-lo para ajudar a mudar o curso da história da igreja. "


Historicamente, cada reformador e revolucionário amou a igreja. Embora cada um foi acusado de odiá-la. Na verdade, o amor pela igreja era a razão pela qual os reformadores últimos tentaram mudar os sistemas religiosos de seus dias. . . sistemas que acreditavam terem subvertido a casa do Deus vivo. É também por isso que os revolucionários do passado deixaram as instituições religiosas a que pertenceram a fim de iniciar novas expressões do Corpo de Cristo que eles acharam que eram mais fiéis a Jesus, os apóstolos, e as Escrituras.

Quando meu livro Eternidade foi lançado no início deste ano, alguns que estavam sob a impressão de que eu não amo a igreja ficaram chocados. A razão é que eu vejo a igreja no centro do propósito eterno de Deus em Cristo. Mas é claro, estou falando da igreja que o Novo Testamento imagina. Não os substitutos que criamos para substituí-la.

Lembro-me de uma pessoa que disse na frente de um grupo de líderes cristãos: "Frank realmente ama a Igreja. Ele é apaixonado por ela. Ele só tem um problema com certas práticas religiosas que têm sido tradicionalmente aceitos e chamado 'igreja' ".

No entanto, é extremamente difícil conseguir essa ideia através de muitos cristãos. O conceito de que há uma diferença entre a igreja (ekklesia) de Jesus Cristo e uma ordem de culto (que as pessoas chamam de "igreja"), um pastor pregar um sermão (que as pessoas chamam de "igreja"), uma denominação (que as pessoas chamam de "igreja"), um edifício (que as pessoas chamam de "igreja"), e um sistema de clero (que as pessoas chamam de "igreja") é terrivelmente difícil para algumas pessoas ver.

O circuito simplesmente não vai permitir que a diferença se firme na mente de algumas pessoas.

Como é que pode, quando a palavra "igreja" tem sido tão profundamente redefinida a partir do que foi entendido no Novo Testamento?

Eu gostaria de distinguir entre o sistema que muitos chamam de "igreja" e que eu quero dizer quando digo "igreja." É o último que eu amo muito. Quanto à primeira, enquanto Deus usa e abençoa o seu povo, apesar disso, ela nunca deve ser confundida com a ekklesia de Deus e, portanto, está aberto para a crítica forte, o ajuste de massa, e até mesmo a eliminação, na esteira do que Deus quis para o corpo de Cristo.

Recentemente, eu estava em uma conversa com uma pessoa sobre a minha paixão pela igreja de Jesus Cristo sobre / contra o sistema que muitas pessoas chamam de "igreja".

Veja como foi a conversa:

Pergunta: Você está dizendo que Deus não usa a igreja institucional?

Minha resposta: Nem um pouco. Como eu disse no Cristianismo Pagão, devo minha salvação e batismo para Ele. Mas o que Deus usa não se iguala à sua aprovação. Deus usa muitas coisas que não refletem a Sua perfeita vontade ou sua intenção original. Assim, "uso" de Deus ou até mesmo "bênção" é uma métrica falha para determinar a intenção original de Deus. Lembre-se, Deus abençoou o seu povo quando eles estavam vivendo na Babilônia, mas que não era a Sua vontade perfeita. Nem foram as sinagogas que eles construíram enquanto estava lá. Perfeita vontade de Deus era para seu templo a ser reconstruído em Jerusalém.

Pergunta: Mas o povo de Deus está na instituição.

Minha resposta: Certo. Mas isso não faz essas instituições "igrejas" ou sagrados. O povo de Deus estão em hospitais, empresas, sistemas de ensino e governos. Eles são mesmo o Estado-nação (que foi criado e sustentado pela violência). Mas isso não faz de hospitais, escolas, governos e Estados-nação a ekklesia de Deus.

Deixe-me usar a ilustração de um automóvel para demonstrar a diferença entre o * sistema * igreja institucional que os cristãos costumam chamar "igreja" e ekklesia de Deus - um grupo local de crentes que juntam-se regularmente e partilham a vida juntos como uma comunidade sob a liderança de Cristo.

Siga a lógica. . .

Uso igrejas de Deus. Sim, mas Deus também usa automóveis. Isso não faz igrejas automóveis.

Deus usa igrejas institucionais para salvar as pessoas. Direito. Mas eu tenho compartilhado o evangelho inúmeras vezes com as pessoas em um automóvel, e eu tenho dois amigos que tiveram um encontro profundo com Deus em automóveis, um deles sendo salvos em um carro. No entanto, essas coisas não fazem automóveis a igreja de Jesus Cristo. (PALAVRAS MINHAS-Marcelo Gomes) "Essa palavra me lembra que foi exatamente em um carro indo para Juiz de Fora, ouvindo o evangelho, que ouvi e cri em Cristo como meu Salvador"

Deus usa igrejas institucionais para ensinar aos cristãos. Direito. Mas eu tive muitas ocasiões em que me foi ensinado por alguém ou eu ensinei alguém as coisas de Deus em um automóvel. Especialmente em longas viagens rodoviárias.

O povo de Deus adorar a Deus em instituições. Certo, mas eu estive em comunhão com o Senhor, muitas vezes em um automóvel, tive alguns dos meus melhores momentos de louvor e adoração em um automóvel, e eu mesmo senti a presença de Deus, a ponto de lágrimas em um automóvel. Mas isso não faz de igrejas automóveis.

Deus ama as instituições que chamam de "igrejas". Realmente, como você pode ter tanta certeza? Será que Ele ama automóveis também? Reflita sobre o que disse acima e me diga por que Ele adoraria uma instituição religiosa mais do que Ele adoraria um automóvel, quando na verdade Ele escolheu usar ambos. Deus certamente ama o seu povo que muitas vezes estão em várias instituições religiosas, mas para dizer que Ele ama um sistema ou uma instituição é algo aberto para o debate.

Assim, enquanto Deus usa automóveis, o povo de Deus em automóveis, e os automóveis têm sido muitas vezes utilizados como uma ferramenta para salvar os perdidos, ensinar o povo de Deus, e adorar ao Senhor, não faz automóveis a ekklesia de Deus.

E assim é com as instituições e os sistemas que chamamos de "igrejas".

Ponto: eu amo profundamente a igreja, mas eu não amo os sistemas religiosos que se dizem ser a noiva de Jesus Cristo "igrejas".. Meus sentimentos para com eles são praticamente o mesmo que os automóveis, pois eles podem ser usados ​​para o bem ou mal, mas eles não são "sagrados" e nunca deve substituir a ekklesia. Além disso, eu não tenho nenhuma lealdade nem fidelidade a esses sistemas, assim como eu não tenho nenhuma lealdade ao Estado-nação. Minha lealdade é para com Jesus Cristo, o Reino de Deus, e o corpo de Cristo.

A ekklesia é a noiva de meu Senhor. Ela é a garota mais bonita do mundo (para citar Charlie Rich), e Deus é fora-de-cabeça-no amor com ela.

Assim, uma pessoa não pode justamente amar Jesus e odiar sua esposa. Mas nem podem honrá-Lo corretamente, substituindo Sua esposa gloriosa por um substituto artificial que tem cooptado seu nome. Jesus não vai se casar com um prédio, uma denominação, uma ordem de culto, uma organização clerical, ou um sistema religioso.

by Frank Viola, traduzido via google tradutor e editado por Marcelo Gomes Dos Santos.

2 comentários:

Não deixe de comentar

Real Time Web Analytics