domingo, 25 de novembro de 2012

O que é um cristão?

O termo "cristão" foi usado pela primeira vez em Antioquia no primeiro século para descrever os primeiros seguidores de Jesus.  É preciso resgatar o significado original dessa palavra em um dia onde o termo se tornou bastante escuro.
"E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!" (Atos 26:28).
Vamos dizer desde o início que estamos usando a palavra "cristão" estritamente de acordo com o que é encontrado no Novo Testamento, e presume-se que este será aceito. Nossa investigação vai tomar a forma em primeiro lugar de um processo de eliminação, e vamos observar
O que um cristão não é
(1) Para se tornar um cristão não é se tornar 'religioso', ou de adotar uma "religião" nova.
Entre os povos não-cristãos, um voltar-se para Cristo é muitas vezes referido como "aceitar o cristianismo", e em outros países a conversão cristã é frequentemente referida como "tornar-se religioso. Tais expressões, com suas idéias associadas, são totalmente inadequadas e, de fato, fundamentalmente falsas.
Não havia nenhum homem mais religioso sobre a terra, no seu tempo, que Saulo de Tarso. Leia o que ele diz de si mesmo em Atos 22 e 26, e Filipenses 3. Aqui estava um homem que era apenas inflamado de zelo religioso e paixão. Nenhum argumento é necessário, com a história antes de nós, para provar quão grande marca a religião pode ser.
E isso é verdade do "cristianismo", quando é apenas uma questão de religião. Para ser um verdadeiro cristão não é aceitar um credo ou declaração de doutrina, observar certos ritos e preceitos, participar de determinados serviços e funções, e em conformidade mais ou menos diligentemente para uma forma prescrita de vida.
Tudo isso pode ser realizado muito longe, com muitas boas obras, mas os interessados ​​ainda podem estar fora da categoria do Novo Testamento de um verdadeiro "cristão". Aqui reside o perigo de uma aceitação assumida com Deus, o que pode trazer a desilusão amarga predita por nosso Senhor com essas palavras surpreendentes: "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos ... pelo teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então direi-lhes: Nunca vos conheci: afaste de mim (Mt 7:23,24).
Não, a religião não é o cristianismo, mais ou menos, que pode ser apenas um engano. Quando nós procuramos as pessoas e dizemos a elas que devem tornar-se cristãos, não estamos pedindo-lhes para mudar de religião, nem estamos pedindo-lhes para se tornar religiosa. A religião, como tal, nunca fez este mundo mais feliz ou melhor.
(2)  Para se tornar um cristão não é aderir a uma  instituição chamada 'Igreja'.
Na Igreja de Cristo, desde que uma verdadeira vida de relação existe, uma "participação" no sentido técnico é um excesso, e pode ser uma ameaça. Se não houver essa relação, então não há "participação" que possa constituir a Igreja de Cristo.
Há multidões, que têm "participação" no que é chamado de "Igreja", que não são capazes de resistir ao teste que será apresentado quando chegamos a falar de que é um Cristão. Mas vamos dizer aqui que quando apelamos às pessoas para se tornarem cristãos não estamos pedindo-lhes para "unir-se à Igreja". E deve-se perceber que o cristianismo não é apenas uma instituição a mais ou sociedade. Você pode ir a muitos lugares chamados de "igrejas", e nunca realmente encontrar a Cristo, ou encontrar satisfação.
É claro que isso é negativo. Devemos entender, entretanto, que quando nos tornamos cristãos, compartilhamos uma nova vida em Cristo com todos os outros crentes nascidos de novo, e assim se tornar um em Cristo. Isso realmente é a Igreja. É para nós, então, valorizar esse relacionamento e zelosamente vigiar sua sacralidade. Existem imensos valores no mesmo.
(3) Para se tornar um cristão não deve se tornar uma parte de um novo movimento.
É verdade que há um sentido em que o cristianismo é um movimento, um movimento Divino do céu. Mas há muitos que concebem o cristianismo em termos de uma grande empresa para melhorar o mundo ou até mesmo a evangelização. O recurso é muitas vezes feito de que as pessoas virão e associar-se ão a este grande 'trabalho'.
Não é que a maioria das pessoas que dá uma resposta a esse apelo, gostaria de estar em um grande movimento. Mas tal forma de abordagem é a dificuldade em ser encontrados mais cedo ou mais tarde, numa posição falsa. 
Nós não apelamos para você participar de um movimento. Nós não convidamos os jovens, dizendo: 'Aqui está algo em que você pode jogar todos os seus poderes naturais e entusiasmo juvenil! " Nós diríamos: "Deus tem um propósito: você é motivo de preocupação para Ele em relação a esse propósito.  Mas  - você não pode nem mesmo saber ou estar certo até que algo aconteça em você que te faça outra pessoa. Nesse efeito, você vai precisar de muito mais do que poderes naturais e entusiasmo juvenil.
Isso traz-nos o lado positivo.
O que é um cristão
Na tentativa de mostrar o que realmente é um cristão, não podemos fazer melhor do que levar o caso de alguém que não só foi um grande exemplo a si mesmo, mas cuja experiência tem sido a de todo verdadeiro cristão desde então. Referimo-nos a um romano - o apóstolo Paulo. Enquanto o método da sua conversão pode não ser o único ou o habitual modo geral, os princípios são sempre os mesmos.
Aqui, então, estão os três primeiros princípios e realidades de uma vida cristã verdadeira.
(1) "Quem és tu?" "Eu sou Jesus".
A primeira coisa é a constatação interior que Jesus é (não era) uma Pessoa viva.
As primeiras palavras de Paulo quando confrontados por Cristo foram: "Quem és tu?" A resposta veio clara e forte - "Eu sou Jesus!" Foi uma descoberta surpreendente, e Paulo poderia muito bem ter exclamado: "Quê, Jesus vive? ' Jesus havia sido condenado à morte e crucificado. Tudo o que restava a fazer era apagar a memória dele e destruir o que o representou.
Para este trabalho Paulo (então Saulo) havia se comprometido. Mal podemos imaginar, então, o que é uma coisa surpreendente e paralisante que era ser confrontado com o fato de que Jesus não foi morto, mas está vivo, e na glória. E não só com o fato, mas com a própria pessoa.
Tudo o que isso implica tem sido o ensino de muitos séculos desde então. Mas, para aqueles a quem estas linhas atuais são abordadas, isso pode ser resolvido em uma questão muito simples. Começamos a nossa vida cristã por uma experiência dessa realidade viva. Não é um Jesus da história, mas um Jesus de experiência no coração.
Que ele realmente está vivo é a única coisa que está aberto a ser provado por nós, e é a questão mais grave no nosso destino eterno. Nós só temos que deixar nossas tradições, os nossos preconceitos, as nossas suspeitas, as nossas dúvidas, nossos problemas mentais, e, de joelhos, em silêncio falar com ele (embora invisível) como seria falar com alguém a quem podemos ver, dizendo-lhe com honestidade do nosso coração o que lhe diria se estivesse cara a cara. O primeiro passo é, definitivamente, falar  com Ele, como uma pessoa. Essa descoberta - torna real que Jesus vive para salvar e é a nossa própria vida.
A descoberta de que Cristo é uma realidade viva é a primeira coisa na vida cristã. Este é um teste bem como um testemunho.
(2) "O que queres que eu faça, Senhor?"
A segunda coisa - no caso de Paulo, como na vida de cada cristão verdadeiro - é representado por uma frase:  "O que queres que eu faça, Senhor?"  (Atos 22:10).
Isso representa uma nova posição e um novo relacionamento. Muito diferente daquele do Saulo! Até agora sua vida e atividade estava fora de si mesmo - o que  ele  pensou que iria fazer, o que havia proposto, planejado, determinado e desejado. Auto-determinação havia sido seu modo de vida, embora ele teria dito que foi feito por uma boa causa - mesmo feito para Deus.

O exemplo de Saulo era o fato das melhores intenções de um homem e devoções, no que ele acreditava ser os interesses de Deus, ainda assim estava fazendo o maior desserviço a Deus - e ele mesmo era totalmente cego para o fato.
Vemos aqui, então, que uma coisa é uma clara evidência de uma vida verdadeiramente aceitável a Deus, é o absoluto senhorio de Jesus Cristo. Paulo usou pela primeira vez a palavra "Senhor", em sua conversão, espontaneamente, quando ele percebeu que  Jesus vive!  a partir daquele momento Jesus era seu Senhor, seu Mestre. Nós sabemos de sua vida depois como absoluta entrega e mudança de governo. Tudo a partir do momento em que para Paulo o importante era "O que tu queres?"
Sim, essa é a marca de uma vida cristã verdadeira, quando, com a mesma percepção interior e abandono, podemos dizer a Jesus: "Senhor", e desde então toda a nossa vida é governada por ele como mestre.
(3) "Cristo em você".
Há mais uma marca e indispensável característica da vida cristã que é mostrado nas palavras dirigidas a Paulo por Ananias:  "O Senhor Jesus ... me enviou para que te ... ser cheio do Espírito Santo" (Atos 9:17)
A consumação desse trabalho de base, pela qual nos tornamos cristãos no verdadeiro sentido, é que tudo o que é verdade de Cristo é feito dentro de nós. Um relacionamento com Cristo.
Nós nunca viveremos triunfante, ou serviremos de forma eficaz, ou satisfaremos a Deus verdadeiramente, com base no que é meramente exterior e objetivo.É preciso um relacionamento interior com Cristo.
O fato é que somente Cristo pode realmente satisfazer a Deus, só Cristo pode fazer a vontade de Deus e obra de Deus. Só Cristo pode superar as forças espirituais do mal. Sim, somente Cristo pode realmente viver a vida cristã. Assim, existe uma grande realidade inclusiva no coroação de um cristão que é - o próprio Cristo dentro! Paulo mais tarde coloca isso nas seguintes palavras:
"Cristo em vós, a esperança da glória" (Cl 1:27).
Isso se torna verdade por um definitivo  ato  quando cremos. O Espírito Santo toma posse de nós de uma maneira para dentro. Esta habitação de Cristo nunca tinha sido conhecida por nenhum homem na história, até que Cristo morreu e ressuscitou e foi glorificado. É, portanto, a maravilha peculiar e glória do cristão. É isto mesmo que explica o termo do Novo Testamento - "nascer de novo".  Não havia nada como isso antes. 
Assim, então, em uma palavra, a nossa pergunta, "O que é um cristão?" é respondida em três coisas iniciais.
(1) Percebendo  que Jesus está vivo. 
(2) entronização como Senhor absoluto.
(3) Tendo-o como uma presença dentro de nós e pelo poder do Espírito Santo.
O testemunho de um verdadeiro cristão deve ser sempre -
"Ele vive! Ele vive! 
Jesus Cristo vive hoje! 
Ele caminha comigo, Ele fala comigo 
ao longo do caminho estreito da vida. 
Ele vive, Ele vive,  

Salvação tem para dar!  
Você me pergunta como eu sei que Ele vive?  
Ele mora dentro do meu coração! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar

Real Time Web Analytics