domingo, 25 de novembro de 2012

Pode uma boa pessoa ser condenada?


"Todos os caminhos do homem são limpos aos seus próprios olhos. ~. "Provérbios 16:02
A maioria dos não-cristãos que falam acreditar que Deus existe, também acreditam na vida eterna e julgamento eterno após a morte.
Mas. eles também acreditam que receber o favor de Deus e herdar a vida eterna é uma questão de marcar pontos com o Criador. E para suas mentes, eles são "bons o suficiente" para serem agraciados com a vida eterna quando morrerem, porque eles não são "pessoas más".

Da minha experiência e observação, esta é a visão predominante entre a maioria das pessoas.
Deixe-me parafrasear uma história que Jesus disse uma vez. O ponto da história é que Deus não gosta de "pessoas de bem." Em vez disso, ele prefere "pessoas más". 
Aqui está a história que Jesus contou, parafraseado com o nosso tempo.
Dois homens foram orar uma noite em seus quartos. Um homem era um ancião de uma igreja. O outro era um vendedor desonesto de automóveis .
O ancião orou, "Deus, eu quero agradecer a você que eu não sou uma pessoa má. Eu não xingo, eu não fumo, eu nunca fui imoral. Eu não engano ou minto. Eu vou à igreja todo domingo e eu pago meus dízimos semanal. Obrigado por me fazer um homem bom e moral". 
O vendedor de carros, sendo fortemente condenado por sua desonestidade depois de falar com um dos colegas de trabalho, não podia sequer levantar os olhos para o teto. Ele caiu de joelhos e disse: "Deus, tem misericórdia de mim. Eu sou um pecador. Eu sou uma pessoa, desonesta que se aproveitou dos outros a maioria das vezes em minha vida. Entre em minha vida e me salva". 
Jesus disse algo que foi chocante. Ele basicamente disse que Deus favoreceu a pessoa "má", mas condenou a "boa" pessoa.
Ou seja, o vendedor de carros foi ouvido por Deus, mas o ancião caiu sob julgamento de Deus.
"Para cada pessoa que se exalta será humilhado e cada pessoa que se humilha será exaltado". 
O mais velho nesta história representa todos os que confiam em suas boas ações para ganhar o favor de Deus.
São pessoas que, em sua maioria, vivem "vidas limpas." 
O vendedor de carros nesta história representa todos os outros. Os pecadores de cabeçabaixa .
De acordo com a história de Jesus, Deus condena a pessoa boa (o mais velho), mas recompensa a má pessoa (o vendedor de carros) com a vida eterna.
Esta história é um dos muitos exemplos em que Jesus nos surpreende, transformando nossas suposições comuns.
A verdade é que nem você nem eu jamais poderia ser bom o suficiente para ganhar o favor de Deus. É por isso que Jesus veio e pagou o preço pelo nosso pecado.
Assim, a confiança na bondade de Deus e suficiência em Jesus o Messias, que traz seu favor em nossas vidas.
A fé nos une a Cristo, que é o objeto do favor de Deus e completa satisfação. A fé nos faz um com Cristo, que é perfeito e não tem pecado.
Ao confiar em Jesus, a Sua justiça se torna a nossa justiça.
De acordo com os padrões santos de Deus, todos nós somos pecadores. Isso está em contraste com um lema que eu ouvi toda a minha vida: 
"Se você viver uma vida boa e não fizer mal a ninguém, você não tem que se preocupar em ser julgado por Deus, porque Ele toma todas as pessoas de bem para o céu. Deus julga apenas pessoas más como Adolf Hitler".
A Bíblia transforma esse tipo de pensamento em puxão de orelha. De acordo com as Escrituras, todos pecaram. E se você quebrou um de seus mandamentos, você quebrou todos eles (Tiago 2:10).
Muitas pessoas têm a ideia de que Deus está no céu segurando uma balança, equilibrando os pecados de todos contra suas boas obras. As pessoas cuja má ações superam as boas ações sofrerão juízo divino. Enquanto as pessoas cujas boas ações superam as más ações será salvo. Então, o pensamento vai.
Mas esta é uma ideia humana. Deus não joga com escalas.
Do ponto de vista de Deus, ninguém é justo (Romanos 3:10 ss.). Estamos todos aquém dos Seus santos padrões e somos todos merecedores de condenação.
Você e eu nunca pode ser santo o suficiente para expiar os nossos pecados próprios ou para justificar-nos diante de um Deus santo. Por essa razão, as boas ações que fazemos para tentar ganhar o favor de Deus são como trapo imundo em seus olhos (Isaías 64:6).
Mas a boa notícia é que Jesus veio.
E Ele viveu uma vida perfeita, nunca pecou uma só vez. Ele foi qualificado, então, para tomar o nosso lugar e pagar a nossa dívida. E Ele o fez.
Assim, a Bíblia diz que somos salvos pela graça, não pelas obras. pela misericórdia de Deus, e não por nossas boas obras.
Vida eterna, então, está disponível para você. Na verdade, a vida eterna é o próprio Jesus Cristo. E a vida começa agora, aqui na Terra. Não é algo que temos de esperar para experimentar.
A salvação vem quando você se arrepende (afasta-se de sua "bondade" própria na vida e para de viver à sua própria maneira) e passa a confiar em Jesus (rendendo a Ele como Senhor e Salvador).
A coisa surpreendente é que, se a sua fé em Cristo é real, então a justiça de Deus vai começar a operar em sua vida e os seus comportamentos começaram a mudar. A vida eterna do próximo mundo vai começar a se manifestar em sua vida aqui e agora. E vai ser a Sua obra. Sua justiça. e não você mesmo.
Você vai perder o interesse em muitas das coisas que você costumava amar e encontrar um novo amor pelo que é verdadeiro, bom e direito aos olhos de Deus.
Como você vai continuar a seguir Jesus e crescer na sua vida, você será transformado pouco a pouco à imagem de Cristo. E você vai começar a saborear o que Jesus quis dizer quando disse: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância."
Somente quando nós nos valemos dos benefícios da Sua morte, que começamos a viver.
Na hora certa, quando você era ainda fraco, Cristo morreu pelos ímpios. Muito raramente  alguém morre por um justo, embora por um homem bom alguém pode ousar a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.  (Romanos 5:6-8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar

Real Time Web Analytics