quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Os perigos do favor de Deus


Recentemente, eu estive pensando muito sobre a graça do Senhor. O favor de Deus é uma coisa maravilhosa (Gn 4:04, Lucas 2:52, Atos 7:46). Eu pessoalmente conheço poucas coisas na vida que são tão maravilhosas. No entanto, há vários perigos ligados a ele.

Um deles é o ciúme dos outros. . . normalmente a partir de um de seus pares ou aqueles que desejam ser pares.
O ciúme doentio de Caim cresceu  a ponto de matar seu irmão Abel. Saul ficou com ciúmes por causa do favor de Deus na vida de Davi que tentou matá-lo várias vezes. Jesus Cristo foi condenado à morte por aqueles que tinham inveja de sua vida e ministério (Mateus 27:18, Marcos 15:10).

Que o ciúme parece ter criado raízes, quando Jesus estava atraindo multidões maiores do que tanto João Batista e os fariseus: "Os fariseus ouviram que Jesus estava ganhando e batizando mais discípulos do que João. . . Quando o Senhor soube disso, ele deixou a Judeia e voltou mais uma vez para a Galileia "(João 4:1, 3).

O servo não é maior do que o seu Mestre.

Se Deus escolhe colocar seu favor em sua vida. . . ou em seu ministério. . . esteja preparado para o ciúme dos outros de você. As pessoas que estão com inveja se tornam obcecadas e devido a seu ciúme, olham para os outros deturpando-os, distorcendo suas palavras, e difamando-os. E erguendo-se acima do processo. É um padrão que é tecido na carne.

No entanto, sua reação é tudo. Se você responder na mesma moeda, você vai perder o favor do Senhor. Mas se você escolher o caminho de Davi e Jesus, confiando em Deus, e não pagar o mal com o mal, a graça do Senhor só vai aumentar em sua vida e Ele vai produzir mais frutos através de seu ministério. O Senhor está com aqueles que se recusam a retaliar, mas estão dispostos a deixar o assunto nas mãos de Deus.

As palavras de Pedro dizem tudo, eu penso: "Quando eles atiraram seus insultos para Ele, não retaliou, quando sofreu, não fez nenhuma ameaça. Em vez disso, Ele confiou Naquele que julga com justiça ".


O outro perigo é o orgulho. Por qualquer motivo, aqueles que experimentam o favor de Deus são suscetíveis à ideia ignorante que eles são de alguma forma especial e é por isso que Deus lhes deu favor. Quando isso acontece (e acredite, isso acontece mais do que se poderia imaginar), o favor de Deus eventualmente desaparece de suas vidas.

Conheço homens que tinham operacional o favor de Deus em suas vidas de anos atrás. Seus ministérios estavam fazendo grandes impactos, as pessoas estavam sendo realmente mudadas. Enquanto eles tiveram a sua quota de perseguição e do ódio dirigido a eles (como todos os servos do Senhor tem), eles tiveram o favor de Deus e dos homens (Lc 2:52).

Hoje, não há quase nada de seus ministérios. As multidões se dissiparam, eles fizeram mais dano do que bem, e eles estão legitimamente considerados tóxicos. As páginas da história da igreja estão cheias de tais pessoas. E eles ainda existem hoje.

O que aconteceu? O orgulho estava agachado na porta e foi dado um passe livre. Da abundância do coração fala a boca. Orgulho, se ele está abraçado no coração humano, acabará por gotejamento dos lábios e seus lábios não terão mais o que falar.

Cristão com discernimento vai detectá-lo e fugir, o soberbo ficará cego a ele ou encontrará uma maneira de justificá-lo. Lembre-se: Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes.

Quando você ouve um servo de Deus humilhar, menosprezar ou ridicularizar outros ministros, quando seu trabalho foi muito reduzido, quando eles deixam um rastro de pessoas feridas que usaram a considerá-los muito, quando você ouve dizer ou insinuar que eles são especiais ou mais importantes do que os outros, quando tomam crédito para o que Deus tem mostrado a eles (agindo como se fosse sua própria revelação única), etc eles engoliram a pílula de orgulho e agora estão tóxicos.

Confie em mim. Estes são sinais claros de que o favor de Deus os deixou. Aqueles que permanecem sob os ministérios de tais pessoas será afetado espiritualmente em algumas maneiras muito pouco saudáveis. Eu já vi isso acontecer mais de uma vez, infelizmente.

Uma palavra de conselho: Provérbios diz que quem anda com os sábios será sábio e o companheiro dos tolos será tolo. A partir dos Evangelhos, descobrimos que aqueles que andam com aqueles que têm o favor de Deus vai receber esse favor a si mesmos. O oposto também é verdadeiro.

Assim. . . se Deus colocou o Seu favor em sua vida e ministério, esteja preparado para os outros a ter ciúmes de você. Isto será traduzido em perseguição de uma forma ou de outra. Mas veja sua reação. Traga-a para o Senhor, e deixe-a com Ele. É seu negócio e sua batalha, mas não é para você lidar com eles.

Do mesmo modo, se o favor de Deus está em sua vida, reconheça que o orgulho não está longe. E não subestime o seu poder de iludir a mente humana. Lembrando isso é parte da solução. Outra parte é para abençoar, fazer amizade, e apoio a outros que estão desfrutando o favor do Senhor.

by Frank Viola, traduzido via google tradutor e editado por Marcelo Gomes Dos Santos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar

Real Time Web Analytics