terça-feira, 20 de novembro de 2012

Calvinistas e Arminianos

O grande teólogo Karl Barth escreveu uma vez que a verdade anda no fio da navalha da heresia. Na verdade, o caminho para a verdade é rodeado por uma vala em ambos os lados.
Tenha o cuidado de fazer o que o Senhor, teu Deus, te ordenou, você não deve desviar-se para a direita ou para a esquerda (Deuteronômio 05:32). 
Sectarismo e elitismo tem sido a água de beber do corpo de Cristo, desde que as linhas falhas da igreja de Corinto começaram a fratura sobre o seu apóstolo favorito.
"Eu sou de Apolo. Eu sou de Pedro. Eu sou de Paulo "ainda vive em nossa corrente sanguínea. Nós simplesmente trocamos os nomes para outros.
Eu conheci alguns cristãos que promoveram a ideia (embora não com estas palavras exatas) que "a menos que receba João Calvino em seu coração, você não pode ser salvo." 
Enquanto outros pregavam o evangelho de "a menos que receba John Wesley em seu coração, você não pode ser salvo."
Eu tiro meu chapéu para Calvino e Wesley como sendo os grandes homens de Deus (apesar de ambos não ficarem sem suas falhas como todos os servos de Deus, incluindo Paulo e Pedro).
Mas, para consagrá-los. ou Agostinho ou Tomás de Aquino ou John Howard Yoder ou Watchman Nee ou ... como desconsiderar o status de que errar é humano?
A verdade é que a maioria dos calvinistas vivem como arminianos (eles próprios e outros são responsáveis ​​por suas ações). E a maioria dos arminianos oram como calvinistas (eles apresentam os seus pedidos com a vontade de Deus). .
O Cristo que é verdadeiramente (mas apenas parcialmente) presente em nossa doutrina e experiência é a verdadeira substância da fé cristã. Quanto a nós, vamos sempre "conhecer em parte" até encontrá-lo "face a face".
Sobre a realidade do próprio Cristo, toda a plenitude de Deus habita dentro Dele. É por esta razão que cada sistema teológico quebra em algum lugar. Toda teologia sistemática, não importa o quão coerente ou lógica, finalmente encontra alguma passagem da Escritura ou passagem da vida que se recusa a caber dentro dela.Tais passagens tem que ser dobradas, torcidas, e obrigadas a se ajustar ao sistema.
Por que isso? É porque Cristo é também imenso, também imponderável, e muito vivo para ser amarrado em qualquer sistema de pensamentos construídos por seres humanos finitos.
Assim, Ele sempre vai sair .
Jesus Cristo é muito vivo para ser colocado em gaiolas, em qualquer sistema humano. Como Paulo exclamou: "Quão insondáveis ​​são os seus juízos e inescrutáveis os Seus caminhos!"
Jesus não é apenas uma maneira, um caminho melhor, uma forma agradável em um dia bom. Ele é o caminho.
Jesus não é apenas uma verdade, uma verdade mais elevada, ou uma verdade mais pessoal. Ele é a verdade.
Jesus não é apenas outra vida, uma vida melhor, uma vida mais abundante. Ele é vida do próprio Deus.
Em suma, seguir Jesus não significa tentar criar um sistema de armas de nível teológico para analisar, explicar e contê-lo. Nem significa tentar obedecer Seus ensinamentos, pelo poder de nossa própria vontade. .
Então, o cristianismo não é uma fidelidade a um complexo doutrinal ou sistema ético, mas um amor apaixonado por um modo de viver no mundo que está enraizada na vida de Jesus, o caminho, a verdade e a vida. Nossas teologias, doutrinas e experiências subjetivas são projetadas para fluir organicamente a partir de nossa relação de amor a Cristo, mas nunca são para substituí-lo.
Sem o Caminho, não há mais nada. Sem a verdade, não há como saber. Sem a vida, não há vida (Tomás de Kempis). 
Calvinismo e Arminianismo são imperfeitos sistemas teológicos, sendo que ambos têm seus pontos fortes. Como um modelo de oração e devoção, destaca calvinismo. Como um modelo para a tomada de responsabilidade em vida, destaca Arminianismo.
Não obstante, todos os calvinistas que eu já conheci assume a responsabilidade por suas escolhas apenas como arminianos fazem. (Eu nunca conheci um calvinista que disse: "Não importa o que eu faça, porque a vontade de Deus vai ser feita de qualquer maneira.")
Da mesma forma, cada arminiano que eu já conheci ora como seus irmãos calvinistas. (Eu nunca conheci um arminiano que orou: "Senhor, traga João a ponto de tomar uma decisão para você." Em vez disso, os arminianos oram coisas como: "Senhor, abra os olhos de João, mude o seu coração, convença-o do seu pecado , etc ").
Embora haja exceções para tudo, esta tem sido a minha observação e experiência ao longo dos anos.
Você pode passar por sua Bíblia com cuidado e encontrar textos bíblicos que melhor se adequam ao modelo calvinista, enquanto outros têm de quase ser dobrado para caber. O mesmo com o Arminianismo. Alguns textos se recusam a se encaixar corretamente em seu molde.
Por que isso? Porque a Bíblia não foi escrita para as mentes ocidentais moldadas pela lógica aristotélica. E por isso é difícil para nós (ocidentais) abraçar o paradoxo.
Todavia, a Escritura está cheia de paradoxos, e o próprio Jesus é o Paradoxo Ultimate e Absoluto. Ele é Deus. Ele é o Homem. Ele é Divino e Humano.
A partir desse paradoxo flui todos os outros.
Uma vez que Cristo é a Verdade encarnada, verdade espiritual contém o elemento de paradoxo.
O detalhe é que indiferente do que eu penso ou acredito, nada deve ser feito sabendo que está dividindo o Corpo de Cristo, como aconteceu na igreja de Corinto. O amor é o vinculo da perfeição e tudo suporta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar

Real Time Web Analytics