domingo, 25 de novembro de 2012

Jesus não está contido em nossas caixas

Jesus muitas vezes chega a nós de forma inesperada e através de meios inesperados.
Basta pensar em como Ele veio para a Terra. Durante séculos, Israel tinha esperado por um Messias político. Eles esperavam o Messias para liderar uma rebelião e livrar os filhos de Israel da opressão romana.
Mas como o Messias fez a sua entrada no mundo? Ele veio de uma forma que tornou fácil para seu próprio povo rejeitá-Lo. Ele veio como um bebê frágil, nascido em uma sala de alimentação para animais. Lá estava ele. O Messias prometido, que era esperado para derrubar o poderoso Império Romano e libertar Israel da opressão dos gentios. Um Nazareno necessitado nasceu em uma manjedoura.
Quando Jesus cresceu, Ele comeu e bebeu na presença do seu povo e ensinava em suas ruas (Lucas 13:26). No entanto, eles não reconheceram quem Ele era. Ele era modesto, de origem humilde. Um artesão simples, o filho de um artesão.
Ele cresceu na cidade desprezada de Nazaré, confraternizando com os desprezados e oprimidos. Mas o mais surpreendente, ele fez amizade com os pecadores (Lucas 7:34). Como tal, o povo de Deus não O reconhecera. Por quê? Porque Ele veio de uma forma que tornou fácil para eles rejeitá-lo.
E os discípulos? Leia a história novamente. Jesus continuou a sair de suas expectativas. Ele não poderia ser preso, descoberto ou encaixotado. Os Doze estavam constantemente confundidos por ele. Seus ensinamentos foram ofensivos. Suas ações escandalosas. Suas reações desconcertante.
Mas o maior crime de todos foi a cruz. Ele ofendeu a todos, tanto judeus e gentios. A coroa que só o prometido Rei-Messias iria aceitar era uma coroa de espinhos. Olhe para Ele novamente. Um Messias sofredor, um rei derrotado. É fácil rejeitá-Lo.
Um dos discípulos mais fiéis do Senhor ensina-nos bem esse princípio. Maria Madalena foi a primeira pessoa a ver Jesus após a sua morte e ressurreição. Você se lembra o que ela fez, logo que ela O reconheceu? Ela o agarrou, e ela não parava de se apegar a ele.
Jesus respondeu: "Pare de agarrar-se a mim" (João 20:17, texto grego). Por que Jesus disse a Maria para parar de nos apegarmos a Ele? Porque Jesus tinha um lugar para ir. Ele estava em movimento. Jesus estava prestes a ir para a Galileia a fim ver os outros discípulos e depois subir a seu pai.
Observe o princípio: Ele estava se movendo para a frente, mas ela estava agarrada a ele.
Jesus estava na verdade dizendo a ela: "Maria, pare de esperar por mim. Há uma nova forma de me conhecer, que é diferente do que você já experimentou até agora. Deixe-me ir. Devo seguir em frente".
Você se lembra dos discípulos que andaram no caminho de Emaús? Suas esperanças foram destruídas pela morte horrível de Jesus. De repente, o Cristo ressurreto começou a caminhar ao lado deles, ainda que seus olhos estivessem cegados para o reconhecer.
No entanto, quando Ele se envolveu no gesto muito simples de partir o pão (algo que ele tinha feito com freqüência antes deles), seus olhos se abriram.
Ele, então, rapidamente desapareceu da vista deles.
Estas histórias mostram uma visão crítica. Ele desaparecerá de seu meio. Jesus Cristo é um amante indescritível. Buscá-Lo é um engajamento progressivo que nunca termina. Ele não dança a nossa música. Ele não canta a nossa música.
Talvez no início, quando Ele corteja-nos a si mesmo, mas essa temporada vai eventualmente acabar. E justamente quando você pensa que já lançou mão dele, ele vai escorregar para fora de seu alcance. Ele irá aparecer para você como um estranho. Mas, ao segundo olhar, nós vamos descobrir logo que Ele não é estranho em tudo. Emaús será repetido.
Todos nós queremos agarrar-se ao Senhor, que sabemos agora. Todos nós queremos segurar a Cristo, que foi revelado a nós hoje. Mas marque minhas palavras: Ele virá a nós de uma forma que não esperamos, através de pessoas que estamos propensos a ignorar e inclinados a ignorar.
Talvez eles não falem a nossa linguagem religiosa. Talvez eles não são teologicamente sofisticados. Talvez eles não usem nosso vocabulário. Talvez eles não compartilham nosso conhecimento interno nem repetem nossas expressões religiosas.
E assim se nos agarramos ao Senhor reconhecendo ou recebendo apenas aqueles que falam a nossa língua, usam nosso jargão e empregam nossos bordões e desse modo distanciamos Jesus de nós não O percebendo naqueles que são diferentes de nós mas que Cristo está presente.
O que, então, o nosso Senhor faz depois que deixamos de recebê-lo quando Ele vem a nós de uma forma inesperada? Ele se move. E a revelação que temos dele cessa de crescer.
Jesus Cristo é mais rico, maior e mais glorioso do que qualquer um de nós poderia imaginar. E Ele vem a nós de maneira que torna tentador rejeitá-Lo.
Quando Pedro, Tiago e João viram o Senhor transfigurado no monte santo, Pedro queria construir uma tenda para Jesus, Moisés e Elias e permanecerem na montanha para desfrutar do encontro. Mas Deus não permitiria isso (Mateus 17:1-13).
Há algo em nossa natureza decaída que, como Pedro, deseja construir um monumento em torno de um encontro espiritual com Deus e permanecer lá. Mas é impossível com o Senhor. Ele sempre vai se libertar de nossas tentativas frágeis para fixá-lo em um lugar. E Ele o faz porque vem para nós em maneiras novas e inesperadas.
Se amarmos como Cristo nos ensinou, seremos capacitados por Ele a reconhecê-Lo naqueles que Ele age e habita e poderemos crescer na sua Graça e Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar

Real Time Web Analytics