domingo, 18 de novembro de 2012

O Significado da Salvação


Segundo a Bíblia, a salvação não lida exclusivamente com a questão do céu e do inferno. Salvação está conectado com algo muito mais do que apenas o nosso destino eterno.

Deus providenciou todas as coisas através de Seu Filho para nos livrar de todos os efeitos da queda.
Porque nós estamos condenados, Deus nos justifica.
Porque nós nascemos neste mundo espiritualmente mortos, Ele nos regenera.
Porque nós quebramos a Sua Lei, Ele nos perdoa. 
E porque nós temos uma natureza pecaminosa, Ele nos santifica.
Mas do que Deus nos livra na salvação?
A resposta: do sistema deste mundo presente .
Porque todos nós nascemos como servos do sistema mundial, que é corrupto, Deus nos salva.
Em um sentido geral , a salvação inclui todos os aspectos da nossa libertação do pecado.
"Nas Escrituras, a palavra salvação significa "libertação" e inclui três tempos: que foram salvos (justificação = salvação da penalidade do pecado); que estão sendo salvos (santificação = salvação do poder do pecado), e  serão salvos (glorificação = salvação da presença do pecado). A salvação, então, é Jesus Cristo: Cristo como nossa justiça (passado); Cristo como nossa santificação (presente); Cristo como nossa esperança da glória (futuro). O último ocorrerá quando Jesus "aparecerá uma segunda vez.".
Em seu mais estrito sentido, a salvação se refere à nossa libertação do atual sistema mundial.

O que é o Sistema Mundial? 

A Bíblia usa a frase "o mundo" de três maneiras diferentes. Em alguns lugares, refere-se à terra. Em outros lugares, se refere às pessoas que habitam a terra. Ainda em outros lugares, refere-se ao sistema que está em oposição a Deus.
Dê uma olhada:
Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está com eles. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência dentro dele, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1 João 2:15-17 
Em tempos passados ​​você andou de acordo com o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar [Satanás], do espírito que agora atua nos filhos da desobediência. Nos quais o deus deste mundo [Satanás] cegou os entendimentos dos que não creem. Efésios 2:2, 2 Coríntios 4:4 
A religião que Deus nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. Tiago 1:27 
Há três forças do mal que estão em oposição às três pessoas da trindade de Deus. Satanás está contra Jesus como Senhor, a carne guerreia contra o Espírito Santo como Capacitador, e o sistema mundial se opõe a Deus como Criador.
O sistema mundial é a rede sedutora de coisas que controla a presente época. Quando os primeiros humanos caíram no jardim, eles involuntariamente submeteram-se  à regência de satanás. Como resultado, Satanás aproveitou a autoridade sobre a terra e pôs em prática um modelo cósmico da civilização chamada de "o mundo".
O sistema mundial é um desafio direto contra Deus como Pai, Sustentador e Criador.
O sistema mundial inclui todas as coisas desta vida que se opõem aos caminhos de Deus, quer se trate de entretenimento, música, arte, moda, filosofia, educação, etc
De acordo com Jesus e Paulo, satanás é a mente por trás do sistema. Assim, a Bíblia diz que "o mundo inteiro está sob o controle do maligno" (1 João 5:19).
De nascimento, nós pertencemos ao sistema mundial e a nossa natureza decaída é naturalmente atraída por ele. Por esta razão, João nos diz que as coisas do mundo apelam à concupiscência da nossa carne, a concupiscência dos olhos, e nosso orgulho.
Quando vamos a Cristo, no entanto, nós entramos em um novo domínio em que Jesus está no controle. Em Cristo, somos separados da antiga ordem das coisas, e entramos em um novo reino (ver Colossenses 1:13).
A salvação, então, é o êxodo do domínio das trevas (o sistema do mundo). É a saída do domínio de satanás em domínio de Cristo. Como seguidores de Jesus, vivemos no mundo, mas não somos mais do mundo (João 17:15-16). É por isso que Paulo podia dizer que "a nossa pátria está nos céus" e Pedro poderia dizer que somos "estrangeiros e peregrinos" neste mundo.
Ser salvo, então, significa mais do que ir para o céu quando morrer. Refere-se a uma transferência de uma esfera para outra, a partir de uma autoridade para outra. .aqui, agora.
Em resumo, para ser salvo significa sair do sistema do mundo atual - que é controlado pelo inimigo de Deus - e entrar em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar

Real Time Web Analytics